Consciência Negra

domingo, 24 de julho de 2011

O TANTRA



Muito se ouve falar de tranta,disciplina na espiritual da india,mas o que ele realmente é?
Para o individuo ocidental,geralmente,o tranta é associada a algum tipo de disciplina relacionada à sexualidade,que seria o foco central dos ritos.Entretanto,essa é uma visão equivocada e simples de ser compreendida.
No hinduismo,a sexualidade é vista como algo muito natural,ao passo que é  tida como algo impuro em muitos casos.Enquanto o hindu e,de certa forma,os orientais em geral buscam o controle da sexualidade,o ocidental reprime a sua.
Agora ,há uma diferença bem grande entre reprimir e controlar,pois aquele que prende seus desejos fica com eles o tempo inteiro na cabeça,prendendo o domínio sobre sua mente.Já aqueles que os controla é senhor de si mesmo,sabendo a hora de expressá-los ou de contê-los.
O tranta é uma disciplina espiritual que surgiu até se cristalizar na idade média.A palavra"tranta"significa"aquilo que liberta da escuridão"e suas praticas,ao contrário do que muitas pessoas imaginam,estão centradas na meditação.
Assim como a maioria das disiplinas espirituais hindus,não dispresa a experiência material,pois afirma que o ser deve se realizar e alcançar a liberação em todos os planos de existência.O praticante do tranta dá extrema importância espiritual.
Segundo os textos tântricos,esse poder cria todo o universo através do seu movimento espiralados,conhecidos como MAHA-KUNDALI.
Essa mesma kundali vai se densificando e criando vária graduaçães da matéria física e espiritual,até "descançar"no setimo centro energértico do homem,situado na base da coluna,enter o ânus oe coccix .Tal versãoé muito semelhante á história cristã de que deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo.
No tranta,os seis dias seriam os seis chacras superiores(centros psicos-energéticos)disposto ao longo da coluna,que representam as diferentes graduações energéticas e conciênçias encontrada na realidade manisfesta.
E no sétimo centro que a energia KNDALI está em estado , latente,esperando ser dispertada.
O CONTROLE DA SEXUALIDADE.
A energia sexual está enter as mais potentes que possuimos em nosso estado físico,é tão poderosa que tem a capacidade de gerar um corpo.Sabendo disso os tâtrikas (como são conhecidos praticantes do tranta)procuram tranformar essa energia  em uma outra mais sutilizadas,como"rasa".
É nesse sentido que a sexualidade é muito importante no tantra.Muitos monges tântrico praticam"BRAHMACHARYA"ou"BRAHZAÇÃO"de todos os objetivos com os quais se entra em contato com expressões do brahma supremo,fazendo com que o praticante fique ligado initerruptamente a ele.
De fato,a pratica do controle e equilíbrio dos desejos e ações em todas as esferas de existênçia inclusive a sexual,não apenas a prática do celibato ou da retenção do semêm como o objetivo de transformá-los em ojas, essência da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.